BRK Ambiental realiza manutenção e substituição de bomba em poço de captação responsável por 10% do abastecimento de San

BRK Ambiental realiza manutenção e substituição de bomba em poço de captação responsável por 10% do abastecimento de San

02 de junho de 2021

02 de Junho de 2021

Medida integra ações preventivas do plano de contingência para enfrentamento da estiagem deste ano.

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Santa Gertrudes, realizou na última semana uma manutenção e substituição da bomba do poço 7, localizado junto aos reservatórios de água do Jardim Jequitibás. A ação integra uma série de medidas preventivas definidas no plano de contingência elaborado pela concessionária para o enfrentamento da estiagem deste ano. 

O poço 7 é responsável por 10% do abastecimento do município, atendendo aos moradores dos bairros Jequitibás I, II e III, Industrial, Indaiá, Ipês e Paulista.

A substituição da bomba tem por objetivo trazer mais segurança ao sistema de produção de água, especialmente nos períodos mais secos do ano. “Durante a estiagem, as reservas dos poços que complementam o sistema de abastecimento da cidade ficam muito baixas, dificultando o processo de bombeamento e comprometendo a produtividade do poço. Portanto, essa ação preventiva é importante para manter a qualidade do serviço prestado”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK Ambiental. 

Para a execução deste trabalho foi necessário o uso de um guindaste. Com grande complexidade, pela bomba se encontrar a 240 metros de profundidade, o serviço foi realizado com a remoção de cada uma das quarenta barras de tubo que dão suporte ao equipamento. Uma equipe de três mecânicos atuou diretamente na atividade, que contou também com apoio da equipe de segurança do trabalho da empresa. Durante a execução da obra, a rua em frente ao poço se manteve interditada para a segurança de motoristas, pedestres e funcionários da concessionária. 

O sistema de abastecimento de água de Santa Gertrudes é atendido por uma Estação de Tratamento de Água (ETA Santa Gertrudes), por três poços subterrâneos, nove reservatórios e três estações elevatórias de água. Cinco milhões de litros de água são tratados e distribuídos por dia no município.

A BRK Ambiental reforça que tem adotado uma série de ações preventivas para garantir o abastecimento de água na cidade durante o agravamento da estiagem deste ano. As medidas vão desde alternativas técnicas como a instalação de uma nova bomba para manter a capacidade de abastecimento até uma nova campanha de comunicação e conscientização dos gertrudenses para a redução do consumo: a campanha Jogando junto pela água. 

“Todas as ações são adotadas para garantir a manutenção e regularidade plena do abastecimento durante todo o ano. Estamos trabalhando forte e preventivamente para evitar qualquer medida de restrição ao consumo, mas lembramos que este ano já tem o registro do menor volume de chuvas na cidade desde 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada pela região Sudeste. Neste momento temos que unir esforços – concessionária e população - e agir preventivamente para enfrentar um período mais crítico da estiagem, por isso, recomendamos uma atenção especial para o consumo sustentável da água”, afirma o gerente.